Conecte-se Conosco

Política

Coluna: A debandada de prefeitos em 2014 por conta da pesquisa

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Coluna Questão de Ordem: A imparcialidade e isenção são os maiores patrimônios do jornalismo. A coluna seguirá a mesma linha editorial do site Bahia Repórter com respeito aos citados, sigilo total das fontes – quando solicitadas, informações exclusivas, imparcialidade, apuração jornalística e histórica. Ou seja, o jornalismo como deve ser feito: com ética. Toda terça-feira , às 21 horas, impreterivelmente, uma coluna recheada de informações. Não durma antes de lê-la. A informação na política é uma preciosidade .


(Por Fernanda Dourado) 

O ex-prefeito de Salvador e secretário geral do União Brasil, ACM Neto, tem dado pista de como será o tom de sua campanha eleitoral para o Palácio de Ondina: agressiva em números, mas emotiva em discursos. Neto – que tenta evitar a polarização, (PT x Bolsonaro ) a todo custo – não tem poupado ataques ao governo petista – sempre munido de estatísticas e utilizando dos mecanismos comparativos, ou seja, fazendo um paralelo entre a Bahia e outros estados nordestinos – que, segundo ele, estão a frente do estado baiano por incompetência da gestão petista. Ele também utiliza da emoção em seu discurso. E assim fez, mais uma vez, no evento Mulher Democrata – onde a “Coluna Questão de Ordem” do site Bahia Repórter esteve presente e, também, estará presente em eventos dos outros candidatos. A coluna Questão de Ordem que se iniciou nesta terça-feira (19) será pautada com a mesma linha editorial do site Bahia Repórter com isenção – o maior patrimônio do jornalismo. Toda terça-feira , às 21 horas, impreterivelmente, uma coluna recheada de informações.


Intonação: sem alterar o timbre de voz 

Acm Neto no encontro das mulheres do DEM

Em uma sala lotada  de mulheres – o ainda demista ACM Neto – atacou o governo petista em todo o seu discurso ( do início ao fim), mas sem sequer alterar o timbre de voz. Mesmo sem o discurso raivoso, ele conseguiu arrancar – a todo instante – aplausos das mulheres presentes.

Estatísticas impactantes 

Assim como no jornalismo, a estatística também tem um peso gigantesco em campanhas políticas – já que é o conteúdo da matemática que mais aparece em revistas e reportagens de jornais e em qualquer área do conhecimento de maneira significativa. Neto tem usado bastante. O demista usou números impactantes para prender ainda mais a atenção das mulheres da legenda juntamente com metáfora – figura de linguagem em que se encontra uma comparação implícita. Os artifícios utilizados pelo demista deixou o discurso informátivo, leve, natural, não raivoso e didático – mesmo sem utilizar power point. Em tempo: o ex-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gaban, utilizava muito de dados na época da que era líder da oposição na Casa. Dessa forma, ele era muito requisitado pela imprensa.

Emoção 

Boas histórias provocam emoções no seu público. Neto também utilizou deste recurso durante sua explanação ao falar de sua caminhada pela Bahia e trouxe histórias de baianos, que segundo ele, foram escutadas durante sua caminhada pela Bahia. Inclusive, a frase “caminhada pela Bahia” foi utilizada diversas vezes durante sua apresentação. 

Educação 

Ao falar da educação, o pré-candidato ao governo do estado – citou  a desigualdade social e lembrou que o meio para extingui-la é o investimento na educação. Em seguida,  lembrou que a Bahia, segundo ele, ocupa a pior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) – ao enfatizar que Ceará e Pernambuco cresceu a nível educacional.

Segurança pública ( clique no vídeo)

trim.D83A2C75-AF44-4174-A993-25DDBACA49F7

A segurança pública parece que será o “calcanhar de aquiles” do PT se depender de ACM Neto. Em seu Instagram, o demista já fez diversos vídeos – utilizando áudios e imagens de impacto em preto e branco – para criticar a segurança no estado baiano.

Segundo ACM Neto, a Bahia ocupa o primeiro lugar em número de homicídio no Brasil. Como foi noticiado aqui no Bahia Repórter Jaques Wagner já disse que no momento certo falará da segurança pública e até citou que quando entrou no governo, segundo o petista, nem gasolina havia nos carros dos polícias. A briga será de dados, imagens e discursos na internet e no horário eleitoral.

Geração de empregos 

geração de trabalho e renda (GTR) comprende a criação de novas e pequenas unidades produtivas ou a expansão das já existentes. E Neto reafirmou que a geração de emprego não será apenas na capital e na região metropolitana, mas, sim, de acordo com ele, nos 417 municípios baianos.

Saúde 

O ex-prefeito de Salvador não atacou a saúde. Durante a pandemia, prefeitura e governo estiveram lado a lado no combate ao coronavírus. 

Mulheres na política 

De acordo com o secretário-geral da legenda União Brasil, o investimento para atrair as mulheres no Brasil continuará. “Somos um dos partidos que mais gastou com candidatura de mulheres”, afiançou ao convocar as mulheres para apoiá-los.


15 anos do governo PT 

ACM Neto aposta em um possível desgaste  de uma gestão que já dura uma década e meia. Em seu discurso ACM Neto criticou a atuação do PT durante  estes 15 anos de gestão.  

Jaques Wagner e Paulo Souto se enfrentaram em 2006

2006: Fim da hegemonia do PFL 

Em 2006o ex-ministro Jaques Wagner (PT) saiu na frente e, contrariando as pesquisas, venceu a disputa ao governo da Bahia no primeiro turno. Com 53,12% dos votos válidos em 96% das urnas apuradas, ele bateu o candidato Paulo Souto (PFL), que disputava a reeleição e somava 42,71%.

Revanche 

Na época, a vitória de Jaques Wagner foi uma dupla revanche, já que o petista venceu o mesmo candidato que o derrotou em 2002 e, ainda, encerrou a hegemonia do PFL na Bahia. Desde 1991, os quatro governadores do Estado eram filiados ao partido: Antonio Carlos Magalhães, César Borges e o próprio Paulo Souto (duas vezes). A vitória de Souto daria 20 anos de controle ao PFL.

Jaques Wagner e Lula

Wagner em 2006 e 2021

Em 2006, Wagner sempre associou  sua imagem à do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ganhar espaço. Em 2021, o senador e ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, qua agora é um político conhecido também estará lado a lado com o presidenciável e ex-presidente, Lula. 

Debandada de prefeitos do governo em 2014

Um deputado governista lembrou ao Bahia Repórter que em 2014 houve uma debandada de prefeitos que apoiavam o governo à oposição. Contudo, a Bahia assistiu a novela parecida com a vista em 2006: o candidato democrata Paulo Souto, que vinha liderando as pesquisas de intenção de voto no Estado, perdeu para seu rival petista, Rui Costa, que registrou 54% da preferência do eleitorado. Em 2006, Souto também encabeçava a liderança nas pesquisas, mas acabou perdendo para o petista Jaques Wagner, que comanda o estado há oito anos.

———————————————————

*Fernanda Dourado é editora-chefe do site Bahia Repórter. A jornalista – que é formada desde 2005  – é especialista em política e já trabalhou nos principais veículos de comunicação da Bahia sempre na área política. Fernanda Dourado faz cobertura política na Bahia e nacional.

Instagram: @fernandadouradojornalista

Política

Ex-amigos, ACM Neto e João Roma estarão no mesmo palanque em apoio à reeleição de Bruno Reis; Veja o comentário da articulista política da Tribuna da Bahia, Fernanda Dourado

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Não é novidade alguma que o PL daria, sim, apoio, à reeleição do prefeito, Bruno Reis, do União Brasil. Esta “costura” já vinha sendo feita há muito tempo pelo próprio prefeito da primeira capital do Brasil. E Bruno, claro, mais uma vez, se consolida como articulador político nato. Vale lembrar que há dois anos, o PL estava do lado oposto e até lançou o ex-deputado federal, João Roma, que estava em seu primeiro mandato, à disputa ao cargo majoritário pela primeira vez. Na época, segundo informações de bastidores, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, que era candidato ao governo da Bahia, ainda tentou uma reaproximação com o ex-ministro da cidadania, mas sem sucesso.


Sem conseguir fazer uma aliança política, o PL foi para a disputa representado por João Roma
que, inclusive, atrapalhou e muito o sonho de ACM Neto virar governador da Bahia. Além de atrapalhar, o candidato de Bolsonaro na Bahia, tirou votos de ACM Neto (já que ambos são de direita) e, ainda, desferiu ofensas pessoais a ACM Neto, o ex-amigo de 20 anos. João Roma não era apenas amigo de Neto, ele , também, foi chefe de gabinete da prefeitura de Salvador, entre 2013 a 2018, durante maior parte da gestão de Neto. Mas como o próprio presidente do PL, João Roma, falou durante o seu discurso no anúncio do apoio do partido à reeleição de Bruno, “uma régua foi passada nesta história” – já que Roma e Neto têm o mesmo objetivo: reeleger Bruno Reis.

Antes melhores amigos, em seguida, inimigos e agora se tornaram “aliados” e estarão juntos no mesmo palanque defendendo a reeleição de Bruno Reis. Se voltarão a ser amigos, acho pouco provável, já que confidências pessoais foram reveladas, pelos dois, durante o debate televiso em 2022. Mas na política o importante não é manter amizade, mas, sim, ganhar a eleição. Bruno, claro, adquiriu mais tempo televiso – algo muito importante em uma campanha eleitoral.

Além de Roma, Bruno tem ao seu lado diversos integrantes da ala, dentre eles, o deputado federal João Bacelar – que sempre deu apoio irrestrito ao prefeito até quando o PL fazia parte da base do governo, e os legisladores federais: Roberta Roma e Capitão Alden; e, também, os estaduais Leandro de Jesus e Diego Castro.

O PL é presidido por Valdemar Costa Neto e tem como filiado o ex-presidente, Jair Bolsonaro. Durante o anúncio, Bruno fez questão de lembrar que a oposição tentará associar a imagem dele com a do ex-presidente, mas segundo ele, “não irá pegar”. Ele ainda lembrou que já tentaram esta estratégia, em 2020, mas “não deu certo”.Artigo publicado na íntegra na Tribuna da Bahia.

 *Fernanda Dourado é apresentadora e repórter da TV ALBA – Assembleia Legislativa da Bahia; Editora-Chefe do site Bahia Repórter. A especialista, também, é consultora política. Escreve neste espaço às quartas-feiras; Instagram e TikTok: @fernandadouradoreporter

Continue lendo

Política

Pé-de-Meia paga 2ª parcela de R$ 200 a novo grupo nesta quinta-feira

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Os alunos inscritos no  Programa Pé-de-Meia seguem recebendo a segunda parcela de R$ 200 nesta quinta-feira (2). Desta vez, serão contemplados os estudantes nascidos em setembro e outubro. Os depósitos acontecerão até o dia 3 de maio, conforme a data de nascimento dos beneficiários. 

A primeira parcela, paga no final de março e início de abril, foi referente ao incentivo pela matrícula. Agora, a quantia será creditada nas contas dos estudantes que mantiveram a frequência média de 80% nos três meses letivos, de acordo com controle feito pelas redes de ensino.

Continue lendo

Política

Gato engasgado: veterinária explica o que fazer

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

O engasgo para os animais de estimação pode ser bem preocupante. Ao encontrar o gato nessa condição, é importante que o tutor tenha calma e saiba como agir para evitar que complicações levem a consequências mais graves.

Por serem animais bem seletivos, os gatos não têm o hábito de comer qualquer coisa que encontram pelo caminho, porém, os engasgos podem acontecer com a própria alimentação, ao ingerir água, brinquedos, linhas ou bolas de pelo – é importante evitar brinquedos com peças soltas e/ou barbantes.

Continue lendo

Tópicos populares

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com