Conecte-se Conosco

Política

Gilmar, do STF, suspende trecho da lei de improbidade, e só ato grave vai gerar perda de direitos políticos

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes suspendeu neste sábado (2) trecho da Lei de Improbidade Administrativa. Isso significa que apenas atos graves podem provocar a perda dos direitos políticos de condenados. O ministro atendeu a pedido feito pelo PSB.

Ações movidas por atos de improbidade administrativa têm caráter civil e ocorrem em casos, por exemplo, de enriquecimento ilícito e fatos que atentem contra a administração pública. Elas não levam à prisão em caso de condenação. Mas, como pena, podem levar uma pessoa a ter de devolver recursos públicos, bens indisponíveis e ficar com os direitos políticos suspensos.

A ação direta de inconstitucionalidade foi movida pelo PSB, que argumentou que “apenas atos de improbidade revestidos de grave reprovabilidade, como condutas dolosas que implicassem dano ao erário ou enriquecimento ilícito, comportariam a aplicação da penalidade de suspensão de direitos políticos”.

Mendes concordou com o argumento do partido e disse que sua decisão está em linha com o projeto que altera a lei de improbidade e que fora aprovado no Senado.

Nesta semana, o projeto —que, na prática, dificulta a condenação de agentes públicos— passou por ajustes com o relatório do senador Weverton Rocha (PDT-MA) para poder avançar, mas, ainda assim, gerou polêmica entre parlamentares no plenário.

Assim como na Câmara dos Deputados, em junho, o projeto teve o apoio do centrão. Entre os senadores que votaram a favor está Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro. A proposta agora volta para a Câmara, onde passará por uma votação final em relação às mudanças feitas pelo Senado.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Chuva no RS: Moradores fazem cordão humano para resgatar pessoas; veja

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!


O esforço coletivo de voluntários da cidade de Canoas (RS) chamou a atenção nas redes sociais na noite deste sábado (4). Voluntários se uniram para criar um cordão humano para puxar barcos que transportavam pessoas resgatadas na cidade.

Aos gritos dos resgatados posicionados nos telhados das casas e com a água na altura do peito, os voluntários ajudaram no resgate de cerca de 15 pessoas. O vídeo viralizou na noite deste sábado (04) no X.

Continue lendo

Política

Ônibus sofre pane elétrica e pega fogo no Comércio; bombeiros trabalham para conter o incêndio

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Um ônibus do transporte público de Salvador, que fazia a linha 1607 – Paripe x Barra, sofreu uma pane elétrica e pegou fogo na manhã desta segunda (6), quando passava pela Avenida da França, no bairro do Comércio. 

Continue lendo

Política

Onda de calor: Inmet prorroga alerta de temperatura 5ºC acima da média

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prorrogou o alerta para uma  onda de calor intensa nas regiões Centro-Oeste e Sudeste. O calor excepcional, com temperaturas até 5ºC acima da média, tem persistido desde o final de abril, especialmente em cidades do interior de São Paulo, que chegaram aos 38ºC na semana passada.

A previsão é de que as altas temperaturas continuem ao longo desta semana, abrangendo o norte do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e Mato Grosso. O Inmet emitiu alertas de “Grande Perigo” para essas áreas.

Continue lendo

Tópicos populares

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com