Conecte-se Conosco

Política

Bruno Reis x Geraldo Júnior: oposição fará tudo para levar disputa ao 2° turno; Leia o artigo de Fernanda Dourado, articulista política da Tribuna da Bahia

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

(Por Fernanda Dourado )

A disputa pela prefeitura de Salvador será, sem dúvida, uma das mais acaloradas dos últimos tempos. Apesar do prefeito, Bruno Reis, do União Brasil, ter o favoritismo ao seu favor, o  vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, MDB, animou o grupo governista, por conta da pontuação que o pré-candidato alcançou na última pesquisa. No último levantamento, há seis dias, da Paraná Pesquisa, Bruno Reis obteve 62,7% das intenções de votos e venceria no primeiro turno, se o pleito fosse hoje. Já o  atual vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB) chegou a 12,1% das intenções de votos. 

Apesar do número ainda ser tímido, a pontuação de Geraldo foi bem maior que a dos antigos postulantes da oposição municipal em pleitos passados nesta mesma época. E o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, já anda comemorando. Mas isso é garantia que o vice-governador irá virar o jogo eleitoral na primeira capital do Brasil? Claro que não. Em política, nada é garantido. Porém, obviamente, as pesquisas que desempenham papel importante na decisão do eleitor, animaram o grupo político e, principalmente, a militância. E, caso o PT realmente entre com afinco na eleição há, sim, uma grande possibilidade de tornar uma eleição competitiva. 


O candidato da oposição, evidentemente, irá crescer – já que está pontuando (melhor que os outros) antes mesmo do início da campanha eleitoral e, também, do horário eleitoral televisivo. Contudo, não há como prever se conseguirá levar a disputa ao segundo turno ou ganhar as eleições, na primeira capital do Brasil.


Nos bastidores, os políticos relatam que o principal objetivo é levar a disputa para o segundo turno. Mas por quê? Explico! O presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, já declarou quando esteve em Salvador que prega cautela em sua participação na eleição de Salvador: “Não vou me jogar para criar conflito”. Esta afirmação do presidente é, claro, para evitar criar problemas com aliados no Congresso Nacional – já que tanto o MDB, quanto o União Brasil estão na base de sustentação de Lula. 


Mas em um possível segundo turno, obviamente, a força petista baiana tentará convencer o presidente a entrar na disputa – já que em Salvador obteve 1.089.899 votos, o que corresponde a 70,73% dos votos válidos. 


A oposição irá com tudo para conseguir levar a eleição para o segundo turno. A última vez que a capital baiana teve o segundo turno foi em 2012 com ACM Neto, ex-prefeito de Salvador, e Nelson Pelegrino, conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA). Na época, no primeiro turno a disputa foi super acirrada. ACM Neto alcançou 518.941 (40,17% dos votos válidos) e Nelson Pelegrino recebeu 513.163 votos (39,72%). Já no segundo turno, ACM Neto foi eleito prefeito com mais de 94 mil votos de frente de Pelegrino. 


Neste período, Salvador passou a ser a maior capital do país governada pelo DEM. Em 2016, ACM Neto foi reeleito. Já em 2020, Bruno Reis, que na época era o vice de ACM Neto, foi  eleito prefeito no 1º turno em Salvador. Em 2024, a disputa promete acirrar por diversos motivos, dentre eles, Geraldo Júnior é antigo aliado de quase 20 anos do prefeito Bruno Reis. A expectativa é muito grande para o embate  entre Bruno Reis e Geraldo Júnior – já que além de ser ex-amigo do gestor, também obteve uma ascensão meteórica após abandonar o antigo grupo e entrar em um novo projeto político – que era, inclusive, desacreditado até por governistas. 


Como será o enfrentamento entre Bruno e Geraldo? Não sabemos. Mas esperamos que não seja da mesma forma que foi o embate entre ACM Neto e João Roma, ex-amigos de 20 anos que se enfrentaram nas eleições para o governo do estado no ano passado, mas que acabaram se perdendo no debate televisivo – já que ao invés de discutir projetos, trocaram ofensas pessoais durante o debate da TV Bahia.

Artigo publicado na página 2 da Tribuna da Bahia.

*Fernanda Dourado é apresentadora e repórter da Assembleia Legislativa da Bahia; Editora-Chefe do site Bahia Repórter. Escreve neste espaço às quartas-feiras.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Bola de fogo explode em avião e provoca evacuação total

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!


Um avião da Delta pegou fogo após ser ligado à rede elétrica do terminal do aeroporto, forçando os passageiros a evacuarem pela saída de emergência. O caso aconteceu em 6 de abril na cidade de Seattle, em Washington, nos EUA , mas imagens do momento no incêndio da aeronave foram reveladas recentemente. 

Segundo o NY Post, a aeronave se trata de um modelo Airbus da Delta e havia saído de Cancún, no México. Houve um curto-circuito após o avião ser conectado à rede elétrica do aeroporto, e ele começou a soltar faíscas logo abaixo do cockpit.

Continue lendo

Política

Alexandre Frota esculacha Davi por ida ao RS: ‘Ele é uma farsa’

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!


Alexandre Frota não acredita que  Davi Brito tenha ido ao Rio Grande do Sul na intenção de ajudar as vítimas das inundações que atingem o estado. O ex-deputado insinuou que o campeão do BBB 24 estaria apenas tentando se promover. 

“Ele é uma farsa total, sempre achei, independentemente dos fãs fanáticos dele. Nunca acreditei! Foi um bom jogador, muitas vezes foi protegido, a Wanessa [Camargo] não merecia ter saído daquela maneira que ela saiu [do BBB], ela não agrediu [o Davi], mas você sabe que a gente mora em um país hipócrita, de falsos moralistas”, disparou ele.

Continue lendo

Política

Ex-secretário da Seap nega que atuou na pasta com OAB ativa

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

O ex-secretário da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), José Antônio Maia, negou que estivesse com o registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ativo enquanto chefiava a pasta


“Por ocasião de nossa nomeação ao cargo de Secretário da Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia, cônscio de meu impedimento para exercer cumulativamente o exercício da advocacia, solicitei junto a OAB-BA o licenciamento da condição de advogado, exatamente para, além de melhor exercer a atividade pública que me foi confiada, debelar quaisquer eventuais incompatibilidades com o exercício do cargo que ocupei”, disse em sua defesa o ex-secretário em nota enviada ao Bahia Notícias. 

Continue lendo

Tópicos populares

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com