Conecte-se Conosco

Política

De Carona com Patrícia Narriman: Modelo fabricado no Brasil conta com motorização turbo, chega a quase 300cv (à gasolina) e promete dar trabalho ao principal rival, o Ford Maverick

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

RAMPAGE 2024

Por Patrícia Narriman, de Salvador.

Começar o ano pilotando uma cavala como a RAMPAGE – já dá para perceber que 2024 vai ser daquele jeito, né? Pois bem, recebi a missão da Stellantis de testar a nova RAMPAGE 2024, em Salvador, minha cidade natal e destino do Réveillon e primeiros dias do ano. Foram 13 dias à bordo da picapona que é grande não só no tamanho mas na robustez e dirigibilidade.

Grandona e com visual agradável, Rampage é vista, com frequência, nas ruas de Salvador

Fabricada no Brasil e lançada há 7 meses no mercado nacional, a nova RAM Rampage conta com três versões. Testei a de entrada, a Rebel, que pode ser equipada com motor à diesel 2.0 turbo ou à gasolina – um motor também 2.0 turbo mas que oferta muito mais torque e cavalos do que a versão à diesel. São 272cv e 40,8 kgfm de torque, num câmbio de 9 marchas e tração integral nas 4 rodas.

BONITONA, GRANDONA MAS DOMÁVEL

A Rampage é o primeiro produto RAM criado aqui no Brasil. O visual agrada tanto por fora quanto por dentro: tem espaço, conforto, é alta, larga, veloz. É valente e bonitona. Na cabine, cinco ocupantes vão muito bem confortáveis. E na caçamba, são 980l de carga. Quase 1 tonelada do que você quiser! O modelo conta com três configurações mas a testada por mim foi a Rebel, de entrada, e considerada mais aventureira. A dianteira com larga grade e a tração 4×4 nos pneus aro 17, reforçam o título off-road da picape com DNA ítalo-brasileiro.


Volante e painel futurista dão toque de luxo à primeira picape RAM produzida no Brasil

A RAM normalmente é conhecida por picapes luxuosas de grande porte e a Rampage brasileira não poderia perder essa herança. Dessa forma, a picape traz bancos elétricos e em couro, painel emborrachado e mega-futurista com multimídia de 10′, câmbio tecnológico, freio acionado por botão e uma infinidade de porta-trecos, um deles bem bacana e secreto, que fica no console central bem perto do câmbio. No local, dá para guardar até ouro e fugir dos olhares dos mais curiosos, inclusive, de bandidos!


Caçamba suporta ate 980 litros e conta com iluminação interna em LED

CONSUMO E CUSTO

Não peguei a estrada, propriamente dita, neste test-drive e optei apenas por rodar na cidade durante o período, sempre com duas a três pessoas à bordo. A Rampage fez uma média de 7,6km/l, com gasolina. De acordo com o INMETRO, na cidade, a média da Rampage fica em torno de 8km/l e na estrada 10km/l. Lembrando que essa estimativa varia muito devido a quantidade de passageiros, bagagens e do modo de condução do motorista, além das condições do tráfego. Em Salvador, todo dia é dia de congestionamento, portanto, se levarmos esse fator em consideração, e tirando por base o tamanhão do carro, a prima do Fiat Toro, se saiu bem!


A Rampage, na configuração Rebel, custa a partir de R$ 254.790,00 (à gasolina) e dez mil reais mais em conta se for à diesel. E pensar que as picapes à diesel já foram mais caras que às versões em gasosa!!! Lançada em junho de 2023 para o mercado nacional, a nova Rampage foi responsável por um crescimento da marca de 236% segundo a própria RAM em relação ao ano anterior, com mais de 8 mil e 600 unidades vendidas do modelo, que alcançou o quarto lugar entre as picapes mais comercializadas do país, de acordo com dados da Fenabrave.

Aos amantes de picapes como eu, uma ressalva: nenhuma versão da Rampage conta com capota marítima e break-light de série. Nem a versão mais cara. Portanto, prepare o bolso para esses itens indispensáveis para muita gente. Para mim ter uma picape sem capota marítima, não rola! Ponto contra, tá Stellantis?

Patrícia Narriman é jornalista há 21 anos e há 18 atua no jornalismo automotivo. Por uma década foi apresentadora do Metrópole Autos, na Rádio Metrópole FM, em Salvador, onde saiu em 2022. Atualmente mora em Brasília onde, paralelamente ao jornalismo automotivo, também exerce a função de assessora de comunicação no Senado Federal

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Região da Caxemira vota nas eleições indianas em possível desafio a Modi

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

A quarta fase das eleições gerais indianas, que prosseguirão até 1º de junho, acontece nesta segunda-feira (13), em particular na Caxemira administrada pela Índia, onde os eleitores podem votar para rejeitar o regime autoritário do primeiro-ministro Narendra Modi neste território de maioria muçulmana.

Continue lendo

Política

AI denuncia que China controla seus estudantes no exterior

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

O governo da China tenta controlar os estudantes do país no exterior devido ao seu ativismo político, afirmou nesta segunda-feira a ONG Anistia Internacional (AI), que denunciou o assédio sofrido pelas famílias dos universitários.

Continue lendo

Política

RS começa a semana com chuva, frio e risco de mais inundação

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

O Rio Grande do Sul inicia começa a semana com alerta de chuvas e crescimento do nível dos rios e queda de temperatura. A partir desta segunda (13),  Porto Alegre pode registrar um novo recorde para o lago Guaíba, que deve atingir 5,5 metros nas próximas 48 horas.Ele pode ultrapassar o pico de 5,3 metros registrado no último dia 5.

No domingo (12), o Guaíba oscilou entre 4,62 m e 4,65 m, após ter uma baixa significativa durante semana passada.

Continue lendo

Tópicos populares

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com