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DIRIGINDO COM PATRÍCIA NARRIMAN: NA LISTA DOS DEZ CARROS MAIS VENDIDOS EM 2023, FIAT MOBI SEGUE COM VALOR SALGADO

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Subcompacto fabricado em Minas Gerais poderia ser mais barato, mesmo assim, ainda consegue desbancar principal rival, o Renault Kwid.

Por Patrícia Narriman

Para quem gosta de carros pequenos, vou falar um pouco sobre o test-drive que fiz, durante oito dias, com o Fiat Mobi, que iniciou 2023 sendo o nono veículo mais vendido do país, segundo dados da Fenabrave – a Federação Nacional de Distribuição de Veículos. Foram 4.208 unidades do subcompacto produzido na fábrica mineira da Fiat vendidas somente no primeiro mês do ano, deixando para trás o principal rival da categoria, o Renault Kwid. 

PEQUENO E FUNCIONAL

Mesmo não sendo mais barato que seu principal concorrente, porque o MOBI é o único subcompacto a estar entre os dez veículos mais vendidos do Brasil? Design e economia de combustível estão entre as vantagens do modelo, além de outras boas observações que vou contar aqui:

São apenas duas versões do modelo de entrada da marca italiana em 2023: a Like e a Trekking. Testei a considerada topo de linha, a Trekking, que tem uma pegada mais aventureira e por conta disso ganhou rack no teto, retrovisores em black piano, calotas escurecidas, porta-malas em vidro escurecido, teto bicolor, além de um adesivo tribal no capô que fez muita gente pensar que o modelo era elétrico. Ainda não mas bem que poderia, já que o rival já tem a versão menos poluente! 

O design agrada, aliado à funcionalidade do subcompactoe o tamanho – atrativos para quem gosta de carros pequenos, fáceis de dirigir e que não ocupam espaço. Por ser mignon, cabe em qualquer lugar!

PLUGADO NA TECNOLOGIA

Por dentro, nada de tão futurista, mas usual: o painel, em plástico, o ar condicionado ainda analógico e o freio de estacionamento tradicional evidenciam a simplicidade do MOBI mesclada com a tecnologia do subcompacto que está antenado: uma central multimídia de 7″ com tela touchscreen e sistemas Android Auto e Apple Carplay, além de conexão bluetooth, entrada USB e para completar, sistema de reconhecimento de voz e volante multifuncional onde é possível trocar emissora de rádio ou fazer uma simples ligação por ele. 

CONTRAS

Como nem tudo são mil maravilhas, o Fiat MOBI é aquele carro para quem é solteiro, casado mas sem filhos ou para quem não abre mão de ter um primeiro carro zero, mesmo com o preço partindo de R$70.490, na versão mais completa. Diante do mundo dos SUVs, com carros grandes e espaçosos, há quem prefira um veículo menor, bem menor. Questão de gosto!

O porta-malas do MOBI cabe pouca coisa ou quase nada. Com 215l, não se empolgue no supermercado, ou terá que utilizar os bancos traseiros, que rebatidos, te permitem levar mais compras ou cargas. O motor ainda é um 1.0mas não turbo e  o câmbio ainda é manual, de 5 marchas,viu? Como o carro estava abastecido com álcool, consegui fazer uma média de 9,3 km/l na cidade. Ponto positivo aímas lembrando que assim como na vida é necessário saber conduzi-la e com o carro não é diferente. Se não souber conduzir – até o mais econômico, deixará de ser tão econômico assim.

Patrícia Narriman é jornalista há 21 anos e há 17 anos atua também no jornalismo automotivo. Por uma década foi apresentadora do Metrópole Autos, na Rádio Metrópole FM, em Salvador. Hoje, paralelo ao trabalho automotivo, é apresentadora e editora-chefe da TV ALBA (Assembleia Legislativa da Bahia) e faz parte da Coordenação de Rádio da SECOM – Secretaria de Comunicação do Estado da Bahia.

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De Carona com Patrícia Narriman: Harmonizado e turbinado, porta de entrada da marca francesa, Peugeot 208 2024 continua bonito e agora conta com motor turbo

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Por Patrícia Narriman, de Brasília

O Novo Peugeot 208, que deixou de ser fabricado aqui no Brasil e passou a ser gerido em terras argentinas, está mais bonito do que nunca e agora turbinado! O recém lançado motor T200 já era esperado no compacto de entrada da marca francesa e é o mesmo que equipa os primos Pulse e Strada, ambos da Fiat, que juntos fazem parte da seleta gama de veículos do Grupo Stellantis – que detém 14 marcas, entre elas, Jeep, Fiat, Chrysler, Peugeot e Citroën.


Agora morando aqui em Brasília, pude testar nas ruas e avenidas bem planejadas da capital federal – o modelo da marca do leão – que por onde passa arranca elogios! Também pudera, a francesa Peugeot sempre teve como carro-chefe o design, e o 208, fabricado há 10 anos, é um espetáculo de beleza à parte! Em três versões com o propulsor turbo flex (Allure, Style e Griffe), o compacto traz sob o capô uma potência de 130 cv.

New Peugeot 208 2024 ganhou motor T200 em setembro.

Tanto no DF como em qualquer outro lugar, o ideal é fazer a famosa continha para saber se está valendo mais a pena abastecer com álcool ou gasolina – lembrando que com álcool o veículo ganha mais potência. Abastecido com gasolina – a tendência é rodar mais, ou seja, maior autonomia.

Boa Opção no Mercado


O 208 bonitão, na configuração turbo, parte dos R$ 99.000 mas a versão testada por mim foi a intermediária Style– que sai por R$ 109.990. Por esse valor, além do motor “turbinado” e câmbio automático de 7 marchas, o leão styloso traz painel, portas, volante com comando e parte dos bancos em couro; Partida do veículo por botão, Chave presencial; Central multimídia touch; Quadro de instrumentos digital; Quebra-sol espelhado tanto para o motorista quanto para o carona e teto solar panorâmico – garantindo aquele tchan ao modelo! Ah, logico que também somos bem assistidos quanto ao carregamento de smartphones: além de duas entradas USB (na frente), o New Peugeot 208 Style Turbo 2024 também traz o carregamento por indução. São até três celulares sendo carregados ao mesmo tempo. Off-line, ninguém vai ficar!

Por Dentro e Por Fora


Para quem vive enchendo o carro de bagulho, o New Peugeot 208 Style Turbo conta com 12 porta-trecos espalhados, que vai desde o porta-luvas até o console central e portas traseira e dianteira. Vidros elétricos nas 4 portas, tomada de 12V, bancos traseiros com isofix, são alguns dos atrativos do modelo. Para auxiliar na condução – o 208 Turbo traz sensor de estacionamento, câmera de ré, faróis full-led, rodas exclusivas aro 17 – o retrovisor interno e monocromático – é um bom auxiliar para impedir que a luz solar ou dos faróis dos outros veículos ofusque a sua visão no trânsito – evitando assim um acidente.


Por fora, o visual do New Peugeot 208 é indiscutível. Sim, vamos voltar a falar do design do modelo, que ganhou uns faróis com um riscos bem ao estilo Wolverine e umas lanternas que garantem um conjunto impecável de beleza ao veículo. Os detalhes cromados e escurecidos da grade frontal com o jogo de pneus e jante, finalizam a harmonização impecável do 208. O motor turbo completa a belezura – e é a cereja do bolo. Agora, mais barato, mais bonito e mais potente, o 208 é um boa opção para se pensar em ter na garagem.

Fotos: Hugo Pereira

Patrícia Narriman é jornalista há 21 anos e há 18 anos atua no jornalismo automotivo. Por uma década foi apresentadora do Metrópole Autos, na Rádio Metrópole FM, em Salvador, onde saiu em 2022. Atualmente morando em Brasília e paralelo ao trabalho automotivo, é assessora de comunicação no Senado Federal e colunista de autos no site Bahia Repórter

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De Carona com Patrícia Narriman: “NEW 208 Carro de entrada da Peugeot traz beleza, tecnologia e preço em conta para desbancar concorrentes”

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Por Patrícia Narriman

Ainda produzido na Argentina mas com boa parte dos componentes já nacionalizada por aqui, o New 208, da Peugeot, continua sendo um modelo que, desde a aposentadoria dos irmãos 106, 206 e 207, ainda desperta a atenção dos consumidores pelo design e pela proposta de itens usuais, já de série! Agora, com a decisão do Governo Federal em baratear o carro popular, o modelo de entrada da marca francesa, parte dos R$62 mil reais.

São 6 versões, duas motorizações (1.0MT e 1.6MT), dois câmbios e equipamentos que tornam o hatch do Leão um dos modelos mais em conta do mercado brasileiro atualmente.

CARRO-CHEFE: O DESIGN


De longe, o bonitão já chama atenção! Aliás, o design sempre foi o principal atrativo da Peugeot para abocanhar a clientela aqui no Brasil, além de oferecer, também, um custo-benefício agradável ao bolso do comprador. Essa máxima continua: desde 2020, quando foi lançado, o novo 208 trouxe com ele um design indiscutível, com os faróis que ganharam duas garras – ao estilo Wolverine – e faróis FULL LED. A grade ampliada também deu um ar “esportivo sedutor” ao modelo que conta com lanternas mais escurecidas. Por dentro, o pequeno volante se junta ao quadro de instrumentos digital e uma tela multimidia de 10,3”. Nesta versão os bancos confortáveis são em tecido e ainda conta com as rodas escurecidas e a belezura do teto panorâmico ( ele não abre,é só para completar o visual!).

MAIS POR MENOS
Na versão testada, a Style, o hatch traz motor 1.0 MT (flex) e ele – o câmbio manual! Sim esta opção entrega uma versão intermediária por um valor mais em conta. Como exemplo, existem bons itens de série, como o já citado teto panorâmico e um aparato tecnológico que é o suficiente e usual nos dias de hoje: airbag, vidros e travas elétricos, ar-condicionado (os botões são todos no painel e estilo retrô!), entradas USB e até carregamento por indução sem fio – mas que na posição que está colocado, não permite que o celular seja carregado totalmente já que com o balanço do veículo, o aparelho sai do lugar constantemente (A Stellantis já deve estar ciente disso!).

Uma boa ajuda na hora de estacionar é o Visionpark – uma câmera com visão de 180º e sensores- tanto na traseira, quanto na lateral do veículo, sendo um auxílio e tanto para o motorista – já que permite uma ampla visão da área, de olho em batentes, como o meio-fio.


O New 208/2023 ainda conta com diversos porta-trecos nas portas dianteira e traseiras, no console…Você também pode atender e desligar o celular no volante! Fora esse problema do carregamento por indução, o carro é uma excelente opção para quem quer conforto, design e ter mais tecnologia por um valor mais atrativo. O New 208 Style 1.0 parte agora de R$75 mil. Uma boa compra!

Patrícia Narriman é jornalista, radialista e colunista do Bahia Repórter com atuação na área automotiva há 18 anos. Já foi apresentadora de dois programas automotivos na Rádio Metrópole Fm, em Salvador, por mais de uma década e com a experiência no mercado de autos testa veículos de diversas montadoras e dá sua opinião em diversos canais de comunicação

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COM POUCAS MUDANÇAS ESTÉTICAS, VOLKWAGEN MIRA NO POLO PARA ABOCANHAR FATIA DEIXADA PELO VETERANO GOL

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Substituto oficial do modelo mais vendido da marca, Polo conta com pacote enxuto mas motor eficiente

(por Patrícia Narriman)

A Vokswagen bateu o martelo e decidiu apostar no Polo como substituto oficial do Gol, modelo da marca que foi líder de vendas no mercado nacional por longos 27 anos. Mas tudo tem seu fim e após 42 anos, o Gol deixa o campo livre para o Polo reinar, ou não! De cara, o hatchback está num segmento que tem bons e fortes concorrentes como o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20 mas tem a seu favor não só os amantes da marca mas um motor, digamos, ousado!
O VW Polo 2023 conta com cinco versões (a mais recente e de entrada, Track, a MPI, TSI, Confortline e Highline). As quatro primeiras com cambio manual de cinco marchas. Testei a versão intermediária, a 170 TSI, e confesso que fiquei surpresa, inicialmente com o tamanho interno do Polo.

Espaçoso (nem me senti num hatch), o carro garante conforto para todos os ocupantes e sem aperto! O banco do motorista possui uma posição também bem confortável para dirigir. Pensei logo nos motoristas por aplicativo que passam o dia inteiro no trânsito. Sem dúvida, é uma boa opção! Esteticamente, por fora, o Polo passou por uma sutil reestilização, com novos para-choques dianteiro e traseiro, faróis de LED, nova logo. Por dentro, um painel em black-piano dá um tcham no visual e só. Do resto, plástico e mais plástico nas portas e bancos com tecido. O freio de mão é ainda das antigas, em vez dos atuais em forma de botão e o controle do ar também segue a tendência – mais econômica!

TECNOLOGIA EM DETALHES

O computador de bordo do Polo TSI chama atenção pela riqueza de detalhes. Nele é possível ver a hora, tempo de viagem, percurso diário e desde o abastecimento, autonomia ( de até 450 Km/l com álcool), temperatura externa, quanto o carro está consumindo por quilometro rodado…informações que são sempre uma mão na roda! Aliado à isso, o modelo conta com volante multifuncional, duas entradas USB, trava automática nas portas, retrovisores laterais com ajuste elétrico (que rebatem ao acionar a ré ao estacionar), além de sensor de estacionamento e tela de 8 polegadas com disponibilidade para Android Auto e Apple Carplay.

CONTRAS

Apesar de ágil, já que o Polo TSI conta com um motor turbo 1.0 e que basta um leve toque no acelerador para a gente sentir a pressão que ele é capaz de fazer, o veículo não possui câmera de ré comum em alguns modelos concorrentes (mas já falei que ele tem o sensor de estacionamento – apesar de irritante o barulho, ajuda!), o freio de estacionamento é o manual mesmo e as entradas USB, não ajudaram a carregar meu celular – não teve jeito de conseguir encaixar o carregador (tenho um Iphone e lá não teve santo que fizesse a tomada encaixar) – se é para comprar um adaptador, avise! Falando em consumo, achei relativamente alto, apesar de estar abastecido com álcool e o modelo só ter pouco mais de 1.500 km rodados, poderia ter consumido menos mas fez uma média de 7,3km/l na cidade. Tirando esses pormenores, o Polo TSI é uma boa opção frente os principais rivais, principalmente em conforto, agilidade e espaço. Taí, nota 8 para o VW Polo!

Patrícia Narriman é jornalista há 21 anos e há 17 anos atua também no jornalismo automotivo. Por uma década foi apresentadora do Metrópole Autos, na Rádio Metrópole FM, em Salvador. Hoje, paralelo ao trabalho automotivo, é apresentadora e editora-chefe da TV ALBA (Assembleia Legislativa da Bahia) e faz parte da Coordenação de Rádio da SECOM – Secretaria de Comunicação do Estado da Bahia

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